sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Mensagem / Jornalismo


A INTERFERÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE

COMO O SISTEMA DE COMUNICAÇÃO INTERFERE NAS OPINIÕES E DECISÕES DO PÚBLICO

Comunicação, uma fonte de informação fundamental para a sobrevivência, facilita o contato com diversos públicos em determinados lugares, através deste gesto o mundo cresce e se atualizada. Em meio á forma de se repassar ás informações existem os sistemas de informações, que servem como transmissor, oferece ao receptor tudo o que ocorre a sua volta, de forma seria e verdadeira, respeitando o que foi investigado.
Quem constrói e direciona as informações por esses sistemas são os jornalistas que tem a função de buscar a informação, apurar os fatos atentamente e preparar o contexto que será digerido pelo público de um veículo ou uma organização. Mas muitos deles estão saindo fora dessa linha de responsabilidade com a informação, introduzindo á noticia fatos que muitas vezes não ocorreram, é ai que, o sensacionalismo ganha espaço em meios as mensagens. O público é obrigado a digerir o que o comunicador formulou, com exagero nas informações, que são notados logo á primeira vista.
O sensacionalismo se aprofundou muito nos meios de comunicação, principalmente na TV e no IMPRESSO, como uma tática de fisgar a atenção do público e de vender as notícias. Isso faz com que a sociedade siga uma linha de ideologia, mudando assim o seu comportamento.
A mídia sempre está ao lado da maioria, aquilo que foi divulgado e teve grande repercussão no meio social. Já a minoria muitas vezes fica de lado. Isso mostra o desrespeito á ética jornalística dos profissionais de comunicação, ou até mesmo das organizações, mudando a percepção das pessoas.
O Jornalismo não é somente um espelho que reflete o que acontece, mas é o construtor de uma realidade que dependendo destes fatores já citados como os valores notícia, a audiência e é claro as empresas jornalísticas possuem um papel fundamental não só de construção e interferência, mas possui um papel de enorme influência na sociedade, por isso o jornalista e empresa de comunicação de massa devem muito se preocupar com o que é divulgado e como é passado ao público.

Nenhum comentário:

Édipo, Thais, Felipe, Cíntia a Débora.

Édipo, Thais, Felipe, Cíntia a Débora.
Rádio - Marjorie Também!