quarta-feira, 25 de março de 2009

Rádio / Novas tácnologias

Rádio e novas tecnologias

As ondas sonoras e a era moderna

Nascido em 1922, tendo como “pai” Roquete Pinto, o rádio chega ao Brasil para compartilhar junto a milhares de brasileiros, em forma de som, os mais diversos acontecimentos que viram pela frente, fazendo com que o ouvinte comesse a interagir com um aparelho sonoro que trabalha com a imaginação.
Hoje em dia, não há quem não goste de ouvir uma bela canção, uma notícia importante, ou até mesmo um alegre programa de interatividade, pois todo esse conteúdo, fez com que as pessoas passassem a consumir diariamente o veículo.
Segundos dados do (IBGE), em uma pesquisa realizada entre 2005 e 2009, referente á seu crescimento, o rádio, com todo seu sucesso e tradição, cobre cerca de 96% do território nacional, +ou - 90 milhões de pessoas sintonizadas nas 3640 emissoras legalizadas no país. Isso mostra seu sucesso nos últimos anos. Pois o fácil acesso e a modernização do aparelho, começou a atrair muitas pessoas. Ele também chegou mais longe, em lugares onde rádio não existia.
Por conta deste crescimento, novas tecnologias surgiram no Brasil e no mundo, as pessoas passaram a consumir rádio em diversos tamanhos e formatos, que começaram a chamar a atenção da massa. Mas muitas dessas novidades estão sendo discutidas entre especialistas em veículos de comunicação, pois o que se fala, é que o rádio futuramente pode vir a perder grande parte de seu público, devido a chegada desses novos aparelhos versáteis, como por exemplo MP4, que em um só aparelho, o ouvinte pode interagir com varias coisas, como: foto, rádio AM/FM, vídeo, e ainda pode armazenar mais de 200 músicas.
Outro fator também que está distanciando o ouvinte do rádio, é a Internet, pois muitas emissoras estão disponibilizando sua grade de programação 24 horas por dia na rede. Então, o internauta brasileiro que nos últimos anos vem consumindo Internet abundantemente, passa a ouvir seus programas de rádio, através do computador.
E de fato, que essas novas invenções, estão mesmo distanciando o ouvinte da frente do seu aparelho, que passa a adquirir novas tendências. Mas tudo isso não consegue derrubar toda a tradição e sucesso que o rádio tem, pois ele ainda é um grande veículo de comunicação, que leva notícia onde for preciso, com qualidade e respeito ao ouvinte. Ele será sim qualificado, estruturado, mas nunca irá perder sua tradição sonora, pois muitas pessoas dependem da informação do que é transmitida por ele.
No futuro, vamos encontrar a locução do rádio inserido nessas modalidades, como o MP3, MP4, iPOD, Internet e vários outros aparelhos interativos que estão por vir e que já circulam no mercado, mas, nunca deixaremos nossos ouvidos sem uma transmissão de rádio.
Felipe Cruz

Um comentário:

LUIZINHO BRITO disse...

Caro Felipe,
Gostei muito do seu blog,recheado de conteúdo, ele tem um perfil parecido com o meu, posso colocar como link? Aproveita pra conhecê-lo tb.
Um abs e sucesso.

Édipo, Thais, Felipe, Cíntia a Débora.

Édipo, Thais, Felipe, Cíntia a Débora.
Rádio - Marjorie Também!